top of page

     Thomas Josué nasceu na cidade de Novo Hamburgo em 1967, no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Vive e reside na Região Metropolitana da cidade de Porto Alegre, capital do estado.

      Aos 19 anos, inaugura sua primeira exposição individual e apresenta seus primeiros desenhos no Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo. A partir desse momento, sua carreira consolida-se em uma trajetória artística plasmada por inúmeras exposições nacionais e bienais internacionais. Durante muitos anos de sua atividade profissional, atuou no campo da arte e saúde mental e na defesa dos direitos humanos de pessoas em situação de sofrimento mental grave.

   Formou-se em Filosofia em 1994 e seguiu estudos de mestrado em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996. No ano de 2004, obteve o título de doutor em Antropologia pela Universidade de Barcelona, Espanha, estudando a arte outsider e a desinstitucionalização da doença mental.

      Em Barcelona, onde viveu durante quatro anos, participou intensamente da vida artístico-cultural na cidade e em outras regiões da Europa, com exposições em galerias e centros culturais e participação em diversas ações no campo do ativismo cultural da Arte e Direitos Humanos.

     Atualmente, o artista é professor titular e pesquisador na Universidade Federal do Pampa (RS), Brasil, onde atua como docente do curso de graduação em Política e Produção Cultural, além de colaborar em projetos de pesquisa internacionais em instituições acadêmicas no exterior e no Brasil.

    Sua pesquisa acadêmica atual, com a arte e a antropologia, versa sobre as relações etnográficas a partir da arte têxtil com o campo da Antropologia da Arte e Diversidade.

bottom of page