Sobre as Obras
O trabalho artístico do artista vem, durante muitos anos, abordando a figuração humana e sua complexa aproximação emocional e cultural diante de um mundo contemporâneo marcado pela diversidade social e pela instabilidade da existência da vida humana, atravessada pela natureza, pela política e pela cultura, em uma sociedade da efemeridade.
A narrativa visual atual, constituída pela arte têxtil, bordados, fios e feltragens, compõe o campo da criação de uma poética que fala de seres e transfigurações humanas em constante apelo libertário deste mundo sem narrativas, como diz o filósofo Byung-Chul Han (2021) – um mundo do vazio.
Para essa inspiração criadora, mediante sua pesquisa etnográfica como antropólogo da arte têxtil produzida em comunidades tradicionais pela América Latina, o artista busca referências culturais que dialoguem com seu processo criador e com suas inquietudes estético-filosóficas.
Dessa forma, fios, lã pura, feltragens, tramas, costuras e bordados tecem o repertório de uma arte têxtil que milenarmente tem falado da história material e espiritual do homem. Essa história material, ao influenciar as obras do artista, faz vislumbrar a construção de uma poética que desvela relações humanas efêmeras diante de um mundo rumo à desumanização e à fragilidade da experiência como constituinte daquilo que somos e daquilo que desejamos como humanidade.